top of page
Foto do escritorLucas Lima

Shows de artistas brasileiros que ficaram na história do Rock In Rio

Entre encontros, inovações e manifestações músicos brasileiros fizeram história no festival

Cazuza e Frejat no Rock In Rio 85
Foto: Acervo Barão Vermelho/Rock In Rio 85

Época de Rock In Rio é tempo de se preparar para as apresentações que estão para acontecer mas também para relembrar os grandes shows que fizeram história. E o festival, considerado como um dos maiores do mundo, sempre apostou também na cultura da música nacional. Desde 1985, artistas brasileiros passaram pelo festival, inovaram, fizeram apresentações incendiárias, parcerias inesquecíveis e passaram por perrengues históricos.


Relembre alguns desses casos


Engenheiros do Hawaii - 1991


Banda que vivia "longe demais das capitais" invadiu as rádios do país com sucessos como "Infinita Highway" e "O Papa é Pop". Mera consequência foi a escalação do na época trio para o Rock In Rio 91. Os gaúchos não se acanharam e fizeram um show digno para o festival.



Lobão - 1991


Como um ato de coragem, Lobão subiu ao palco do Rock In Rio em frente a uma plateia composta por metaleiros. Ele, que convidou para a apresentação a bateria da Mangueira, foi extremamente vaiado e alvo de objetos como latas e garrafas. Não deu outra, Lobão parou o show, xingou o público e se retirou do palco. O momento ficou marcado na história do festival.



Carlinhos Brown - 2001


Dez anos depois do ocorrido com Lobão, Carlinhos Brown passou por uma situação parecida ao ser atingido por centenas de copos plásticos com água. Brown, porém, fez um show completo, entre sermões e conversas com a imensa plateia do festival.



Sepultura e Tambours Du Bronx - 2013


Em 2013, o Sepultura se juntou ao grupo de percussão francês Les Tambours Du Bronx, que resultou em uma apresentação visceral com sucessos que, na época, marcavam os 30 anos da banda brasileira.



Sepultura e Zé Ramalho (2013)


Naquele mesmo ano, o Sepultura ainda se apresentou no palco Sunset ao lado de ninguém menos que Zé Ramalho. O show foi uma verdadeira mistura da psicodelia nordestina com o rock pesado. A apresentação foi tão boa que foi recebida com surpresa pelos fãs, que apelidaram a banda como Zépultura. No show, clássicos como "A Dança Das Borboletas" e "Admirável Gado Novo" ganharam roupagens dentro do heavy metal.


Cássia Eller - 2001


Considerado como um dos maiores shows da história da música brasileira, a apresentação de Cássia Eller fez poeira levantar no Rock In Rio 2001. Com interpretações singulares para músicas como "Partido Alto" (Chico Buarque), "Smells Like Teen Spirit" (Kurt Cobain, Chris Novoselic, David Grohl) e "Quando a Maré Encher" (Fábio Trummer, Roger Man, Bernardo Chopinho), além dos sucessos radiofônicos "Malandragem" (Cazuza, Frejat) e "Segundo Sol" (Nando Reis), Cássia se apresentou de maneira visceral e passou essa energia para o público.



Barão Vermelho - 1985


Cazuza e companhia embalaram a plateia do primeiro Rock In Rio com uma verdadeira aula de rock 'n' roll. A apresentação teve tanto impacto que a faixa que fechou aquele show, "Pro Dia Nascer Feliz", virou praticamente um hino para os fãs do rock brasileiro. Quarenta anos depois, a canção ainda ecoa como símbolo de memória afetiva pelo festival que mudou o show business no país.



A WePlay é uma plataforma de streaming de shows brasileiros que acredita na diversidade da música nacional e na importância das informações e dos créditos para os artistas. Conheça mais sobre o serviço em weplaymusic.tv.br.



Commenti


bottom of page